Posted by : Deus é Fiel Todo Tempo terça-feira, 28 de julho de 2015



Olá pessoal! A coluna "Artista da Vitrine" de hoje traz uma entrevista almejada há muito tempo pela nossa equipe. O entrevistado dessa vez foi o Pastor, Cantor e Compositor Elizeu Gomes, considerado um dos maiores nomes da música gospel brasileira.

Ao todo são mais de 25 anos de ministério, se dedicando ao chamado pastoral, ao ensino e a divulgação do evangelho de Cristo através de quase duas mil composições gravadas e diversas ministrações no Brasil e no mundo.

Nascido no dia 03 de Janeiro de 1966, na cidade de São Paulo, Elizeu começou a se dedicar a obra ainda muito cedo, quando tinha apenas 14 de idade. Desde então ele não parou mais! O amor pelo chamado que ardia no seu peito fez com que ele se tornasse Bacharel em Teologia pelo Ceforte-Rio, Psicólogo e Mestre em Liderança de Igreja pela Universidade Gales, Inglaterra.

Casado com a também cantora Linéia Gomes e pai de quatro filhos:  Leyelle, Elyssa, Asaph e Aaron, Elizeu escreveu grandes sucessos da música gospel brasileira, entre eles as canções: Com muito louvor (Cassiane), O segredo é louvar (Lauriete), É demais (Elaine de Jesus), In Memoriam (Mara Lima), entre outros.

Confira agora a nossa entrevista exclusiva com esse grande homem de Deus.

1.        Uma das suas obras mais conhecidas e aplaudidas foi a canção “Com muito Louvor” interpretada pela cantora Cassiane no álbum que leva o mesmo nome da canção. Como essa canção nasceu e o que ela representa para o seu ministério?

Eu morava em Eatowntown nos EUA. Naquela manhã, após o café, eu me levantei para sair e na sala senti uma presença linda de Deus. Uma voz interior me disse: “Vou te dar uma canção que o mundo inteiro vai me louvar”. Sentei-me no sofá, comecei a chorar e escrever, ela fluiu nitidamente. E em meu ministério esta canção tem sido um motivo de muito louvor pela promessa de Deus cumprida e alcançado milhões de pessoas.

2.        Canções como “Abra o coração”, “É demais” e “Até o fim” trouxeram a cantora Elaine de Jesus a outro patamar ministerial, tornando-a conhecida pelo Brasil inteiro. Sabendo que essa parceria continuou e deu certo nos álbuns posteriores, podemos esperar composições suas no novo disco dela pela MK Music?

Sim, com certeza. Estou escrevendo canções, enviando, ela está escolhendo e já temos 4 obras prontas para serem gravadas neste próximo álbum.

Elizeu Gomes e Elaine de Jesus
3.        Uma das músicas mais fortes que você já escreveu foi “Manifestação da glória”, que descreve a chegada da igreja no céu de forma poética e surpreendente. Como nasceu essa canção?

Todas as canções nascem de um momento em que sinto bem forte a presença de Deus. Esta também foi assim. Há momentos que ouço no ar um coral, outros vem de dentro da alma e assim essas canções nascem de uma forma atípica.

4.        Apesar de ser uma canção bem avaliada pela crítica, “Explosão no abismo” gerou alguns questionamentos por parte do público quando fala sobre festa no inferno após a crucificação de Cristo. Isso é uma suposição/imaginação (permitida pela licença poética) ou realmente está na bíblia?

Então, está na mesma malha do meu amigo Anderson Freire. Esse pessoal que critica, pode ver, não são poetas, são teólogos. Eu acho que a poesia vale para dar a ideia da alegoria da motivação do que se pretende passar. Se tudo for levado pela lupa do puritanismo teremos uma música comprimida, engessada e sem a inspiração artística. Então eu não toco no tema salvação única pelo sangue de Jesus, os temas restantes eu passeio com toda força que um talento propõe.

5.        Escrever o repertório de um musical não deve ser nada fácil, ainda mais quando esse musical se torna um dos mais aclamados do Brasil. Foi um desafio escrever as canções do projeto “O Cristo da paixão”?

Eu fui impactado pelo filme, demais. Dirigi na madrugada 50 minutos chorando aos prantos. Me provocou. Eu sentei e escrevi 8 canções de uma vez só. Com todas as harmonias e temas possíveis e diferenciados. A inspiração me conduz, isto é coisa de Deus. Aquele musical não foi encomendado, foi recebido do diretamente do trono.


6.        Entre os intérpretes que gravaram suas composições estão os mais conhecidos e mais requisitados do meio gospel. Atualmente alguns deles não gravam mais composições suas. Isso te deixa triste ou você entende que “há tempo para todas as coisas” ...?

Não. Não me sinto triste. Cada um tem a sua janela. Deus proporcionou. É certo que a maioria é ingrata, mas isso não me abala, eu componho por uma missão e os(as) cantores(as)s são a continuação deste propósito.

7.        Entre tantos testemunhos descritos por pessoas que foram tocadas pelas suas composições, qual foi o mais marcante?

Não posso explicar. São 1.876 canções, 467 cantores, bandas e grupos que já gravaram. Os testemunhos chegam em todos os momentos, choro, louvo e agradeço a Deus. Mas sinceramente? Não posso citar, todos são maravilhosos. Curas, vitória sobre as drogas, reconciliação conjugal, etc. O mais recente foi do irmão Pires no Rio que antes de falecer pediu pra ouvir minha música “Anjos de Deus”, a família gravou o momento antes da morte e o vídeo já foi visto até agora por mais de 9 milhões de pessoas. Estes testemunhos tem preço.

8.        Qual foi a fase mais difícil da sua caminhada cristã? Alguma vez já pensou em desistir?

Não. Nunca pensei em desistir, pelo contrário, sinto que vou embora e deixar muito o que fazer, por isto não paro e faço o máximo que puder para levar o evangelho ao máximo de pessoas que eu puder.

9.        Alguns compositores dizem que recebem as músicas de Deus enquanto estão orando e outros até afirmam que as músicas explodem no pensamento em qualquer hora e quem qualquer lugar. Na sua opinião, todas essas afirmações podem ser levadas a sério ou existe fórmula para compor?

Bom. Deus usa cada um do seu jeito. Creio que existem muitas formas, e não há uma só maneira. Deus usa a nossa diversidade para ampliar o seu reino musical entre nós e através de nós pela composição.

10.        Como pastor da igreja Metodista Wesleyana e compositor de grandes obras que acima de tudo exaltam a grandeza de Deus, você acha que a atual onda de canções que massageiam o ego, de certa forma incitam a vingança e o triunfalismo?

De certa forma sim. O Brasil vive um momento de “adoração horizontal”. Isto é perigoso, temos que voltar à “adoração vertical”. Levantar o nosso louvor e proclamar quem é Deus e o que Ele faz. Se não, será um humanismo centrado em si mesmo e de um louvor antropológico. Vale lembrar a palavra de Jesus em João 21.4 “O meu Pai procura os que O adora em espírito e em verdade”.
Elizeu Gomes, sua esposa e seus filhos.

11.        Atualmente a sua filha Elyssa Gomes, que foi uma das participantes dos Jovens Talentos de 2011 no Programa Raul Gil, está em fase de lançamento do seu segundo disco “Na dimensão da adoração”. Como é para você contemplar a sua filha seguindo praticamente os seus mesmos passos no ministério?

É uma resposta de Deus e Sua bondade manifestada. Minha filha é maravilhosa, ela é atuante, jovial, falante, tem muito de mim, embora a voz é da mãe que também canta muito. Linéia e Eu estamos felizes pelo desempeno de Elyssa e isto nos traz a alegria de saber que nosso legado irá a diante.

12. BATE - BOLA
Deus: Primeiro
Família: Tudo
Amigos: Poucos
Música: A melhor coisa (Edson Coelho)
Livro: Bíblia, sem dúvida
Comida: Medalhão com arroz piamontese
Bebida: Água com PH 9.0
Cor: Azul
Perfume: O que me presenteiam
Referências Musicais: Lista grande rs.
Viagem inesquecível: Jerusalém (já fui 10 vezes)
Frase: “Deus sempre diz um SIM através de um NÃO” (Dr. Lloyd Jones)
Hobby: Golfe
Sonho: Minha esposa Linéia
Compor ou pastorear? Os dois
Eu, Elizeu Gomes: Servo.

Somos gratos a Deus pela vida do pastor Elizeu Gomes, que com tanto carinho e compromisso respondeu a nossa entrevista. A igreja de Cristo admira esse ministério que tanto abençoa vidas não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Com certeza essas canções se eternizaram e contribuíram imensamente para a propagação do reino de Deus!

Obrigado Elizeu Gomes!




Vitrine Gospel
Por: Daniel Nadje.

Popular Post

Mural de Recados

Categorias

Total de visualizações

Seguidores

- Copyright © MONTE DE DEUS -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -