Posted by : Deus é Fiel Todo Tempo sexta-feira, 17 de julho de 2015

Durou uma semana o último retorno da Rádio Vida FM 96.5 ao dial FM da Grande São Paulo. A emissora havia restabelecido o seu sinal em FM às 19h00 do último dia 8 de julho, véspera de feriado estadual (9 de julho). Ontem à noite (16) a equipe do Tudo Rádio não conseguiu sintonia da Rádio Vida em 96.5 FM, situação que vale para a Grande São Paulo e também para o Vale do Paraíba (região de origem da concessão da rádio). No último dia 25 de junho a Rádio Vida passou por uma ação de agentes da Anatel (agência que fiscaliza a radiodifusão nacional), fato que a retirou do ar e foi confirmado publicamente pela própria FM.

O último retorno da Rádio Vida FM foi realizado na noite da quarta-feira passada, sendo véspera de feriado em São Paulo. O período de transmissão atual durou um pouco mais de 1 semana, mas foi amplamente divulgado pela emissora através dos canais mantidos pela FM na internet. Na leitura realizada pelo Tudo Rádio o sinal da 96.5 FM nesse último retorno era ligeiramente inferior à captação de costume da Rádio Vida FM na Grande São Paulo, além da ausência da transmissão do RDS (sistema que envia mensagens de texto para os receptores dos ouvintes).

A Rádio Vida FM é pivô de um processo que envolve o Ministério Público Federal de São Paulo e a Anatel. A própria emissora confirmou que a saída do ar no dia 25 de junho foi motivada por uma operação realizada por técnicos da Anatel, agência responsável por fiscalizar a radiodifusão nacional. Não houve a confirmação se a emissora obteve algum recurso para poder operar novamente no espectro FM durante essa volta. E nas redes sociais os ouvintes já comentam a nova ausência da Rádio Vida FM no dial 96.5 FM.

Tradicionalmente o sistema irradiante da 96.5 FM fica localizado na Serra do Itapeti, município de Mogi das Cruzes. O local é de considerável altitude (acima dos 1.100 metros), fato que contribuí com um longo alcance de sinal para as estações que operam a partir desse ponto (a serra também abriga rádios como Transcontinental FM 104.7, Nossa Rádio FM 106.9, entre outras). Com isso a retirada do ar em 96.5 FM foi percebida em toda Grande São Paulo, além de localidades do litoral paulista, Vale do Ribeira, arredores de Jundiaí, Atibaia e Bragança Paulista. O local de origem da 96.5 FM é São José dos Campos, segundo informações da Anatel.

Serra de Itapeti, um dos pontos mais elevados da Grande São Paulo. Local onde está a 96.5 FM e outras FMs.

No final do mês de abril, a Folha de S.Paulo veiculou uma matéria informando que a Justiça Federal havia entrado com pedido de interrupção das transmissões da emissora captada entre a Grande São Paulo e o Vale do Paraíba. O caso já havia sido noticiado pelo Tudo Rádio, devido a uma ação do Ministério Público Federal (São Paulo) que acusa a emissora de alugar a sua programação para terceiros (saiba mais). Segundo a Anatel a 96.5 FM é uma concessão originada para São José dos Campos, principal cidade do Vale do Paraíba.

Em 2014 a Vida FM chegou a ficar fora do ar durante algumas semanas entre fevereiro e março, situação que chegou a fazer com que a rádio oscilasse na corrida por audiência, mas a situação foi revertida logo na sequência, com a FM chegando a quarta colocação geral em filtros importantes das pesquisas de audiência realizadas na Grande São Paulo.


Em breve mais detalhes sobre a situação da Vida FM e do espectro FM de São Paulo.

Texto Tudo Rádio

Popular Post

Mural de Recados

Categorias

Total de visualizações

Seguidores

- Copyright © MONTE DE DEUS -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -